Skate Conteudoflickr Sk8.com.br
 
Buscar por:
em:
twitter facebook flickr youtube fotolog wikipedia twitter facebook flickr youtube fotolog wikipedia
Voltar ao melhor portal de skate do Brasil ! - Meninos sk8


Entrevista com Marcelo Alves...

14/03/2008

Confira Aqui: Cohab 1. Arthur Alvim . represents!

Por Julio Detefon
Diagramaçao Uriel Punk
 
Nolie Backside Big Spin Disaster , por Fabiano Lokinho

Sequencial NollieMarcelo Alves... Cohab 1. Arthur Alvim. represents!
Uma qualidade fundamental em um skatista profissional é a "determinação", aprender...andar...ensinar...geralmente é o ciclo da vida de um profissional, com a colaboração do amigo Julio Detefon com esta ótima entrevista que ele fez com o profissional Marcelo Alves, certeza que não poderíamos deixar de publicar aqui no site com muito carinho. Marcelo é um paulista e vive na ZL de São Paulo na Cohab 1, experiência a longo destes anos faz deste cara ter uma atitute diferenciada, saber conciliar o trabalho, namorada e o skate que está na alma é uma tarefa nada fácil para quem vive todos os dias na correria.

Tempo e skate esse cara tem e sobra...sua experiência desde os meados da década de 90 na Pista de São Caetano, ZN, Prestige, Centro e hoje está sempre filmando e participando de eventos. Marcelo procurou o SK8 para divulgar esta entrevista que concedeu ao Julio Detefon e valeu mais que a pena...sendo um grande prazer mostrar a todos internautas e amantes do skate este grande profissional que ele é...Boa leitura...

Nome, apelido, idade, tempo de skate, patrocínios, natural etc.
Marcelo Alves de Oliveira, 31 anos, 18 de skate, patrocínio: Booerage, apoio: John skateboards e Academia Dandy Sports. São Paulo-SP.

                                                     Frontside Fifth - Foto Andre Ferre

Frontside Fifth - Foto Andre FerreComo o skate entrou em sua vida, primeiros contatos, o que fazia antes de andar...
O primeiro contato com skate foi com o do vizinho que tinha um skate bem pequeno, nakano, lembro que ainda era na época da armação ilimitada, ai após um tempo andava de BMX, daí troquei minha bike por um skate do Paraguai, detalhe, com a base quebrada, mas meu pai trabalhava em metalúrgica e fez uma base de inox puro pro truck, ficou pesado pra caramba, mas salvou.

Depois disso você e seu pai não tiveram a idéia de levar isso à diante não? Fazer eixo de skate?
Não, é que naquela época skate era coisa pra rico, eu nem sabia como comprar uma peça, ai meu pai deu um jeito né, ficou tosco, mas dava pra andar rsrsrs!

E como foi esse inicio, andava em pistas, na rua mesmo, como foi essa trajetória?
Foi mais ou menos em 1987, na rua tinha umas rampas pra varar, uns troncos para dar rock slide, não era ferro, ainda lembro que os caras pegavam sebo no açougue para passar pra escorregar, fora que aqui perto de casa tinha um quarter pipe, feito pela galera..

Nolie Backside Boardsl - Revista 100%, ano 2000, Edição Especial Calendario
Foto Andre Ferrer

Nolie Backside Boardsl E os primeiros eventos?
Andei de skate até mais ou menos final de 1989, começo de 1990, ai parei, e voltei a andar em 1994. O primeiro evento foi mais ou menos na época de 1988, pois os locais daqui faziam campeonatos em uma rua de lazer que era fechada pro bairro, mais nunca me dei bem. Corri uns dois ou três, nem lembro direito, depois só fui correr campeonato em 1996, corri dois de iniciante, e fui mal pra caramba, ai passou uns meses e decidi correr de amador, isso no final de 1995 começo 1996.

E dai começou a se dar bem?
Sim em 1997 comecei ir pra final de alguns em São Caetano do Sul – SP.Em 1998 tive boas colocações em campeonatos, mas era diferente tinha muito campeonato sem circuito, fiquei até em segundo no ranking de um circuito soul skater em Minas Gerais, de amador 2.

Porque parou de andar por quatro anos?
Entrei no SENAI, fazia tornearia mecânica e também andava de montain bike, corria até uns campeonatos. Nessa época o skate deu uma baixada, não tinha muito com quem andar, mas nesses quatro anos cheguei a montar um skate e até andei por uns oito meses 1991.

Com quem você andava de skate, você é da geração de quem?
Quando pequeno andava com os caras do bairro, os caras que me inspiravam eram o Marcelo, Poy o Vandeco, Lécio Neguinho, depois comecei a andar em São Caetano em 1996, ai andava com meu amigo Peru, Fabio Neves, Joel, Claudinho, vários deles pararam, ai comecei a andar com o Marcelo Peru e Hiroshi em 1997 , andavam muitos caras em São Caetano como exemplos Rodrigo TX, Bambam , Hiena, hiroshi, Pietro, Jackson kleber ,TIO, TAROBINHA, HAROLDO CARABETE, RANINHO, VOLNEI, BALBOA, ZIK ZIRA, DAVID. .etc.

Fakie Flip - Foto Rodrigo Feitosa
Fakie Flip - Foto Rodrigo Feitosa
Então a pista de São Caetano na verdade foi uma das principais escolas do skate paulista né?
Isso, e também as escolinhas aqui perto de casa foram minhas raízes como Rosolia, Cefam, Matraca... Teve outras escolas mais essas são as principais.

                                                   Beto, Hiroshi e Eu, Booerage na Praça Roosevelt!
Booerage O que a pista de São Caetano representou para você?
Quase tudo, foi onde aprendi a descer corrimão, andar em 45, trave, muita coisa diversão, ir pegar o busão, comer varias besteiras, comer os bolos da mãe do Paulinho Rude Boy rsrsrs.

Quando a pista fechou, onde passou a andar?
Andar no centro, aqui perto de casa, e em outras pistas aqui em são Paulo, abri e fecha muita pista muitas.. rsrsrs.

E sobre a transição de amador para profissional?
Então, já tinha corrido muitos campeonatos, feito varias aparições nas revistas e vídeos, tinha combinado com as marcas, ai foi né, achei que estava na hora, passei no mesmo ano que você.

Eita, você também passou em 2003 foi?
Isso, junto com você e mais uns 20 e poucos caras. rsrsrs.

Verdade, mas e aí, o que mudou depois que você passou para profissional?
Ficou mais difícil um pouco, você mesmo se cobra e às marcas, as coisas nem sempre correm da forma como você quer, já em relação ao skate foi bom, você quer se puxar mais, e também se quebra mais rsrsrs.

 Flip, sobre o vão, Foto Rodrigo Feitosa

 FlipMas hoje em dia você acha que tomou a decisão certa?
Sim, pra aquela época sim, mas se fosse hoje em dia não passaria, iria ficar de amador mesmo, DVD, Moto, MP3, passagens e até carro... Iria preferir aproveitaria mais. Hoje em dia se o amador souber se posicionar em relação, aos eventos, ele se dá bem, já na minha época eu ganhava revistas, cadarços, boné laranja etc. rsrsrs.

Para você qual a diferença entre skatista profissional e skatista amador atualmente?
Profissional é experiência, ser remunerado para poder se sustentar andando de skate, ser respeitado e respeitar outros skaters,e ter nível, acho que isso! Ter um nível e imagem boa no meio do skate, ter uma historia de skate também, isso conta muito.

Mas hoje a gente vê que os amadores elevaram o nível do skate, e muito se questiona sobre vários profissionais que não estão na mesma pegada dos amadores o que acha disso?
Depende se for campeonato pode até ser, porque o amador corre campeonato todo final de semana, o pro corre três vezes no ano, mas em relação a andar de skate não, vários pros estão na pegada também, é diferente, fotografar, filmar, fazer demo, e varias outras coisas, essa é a pegada do skatista profissional, diferente dos Amadores que são mais campeonatos.

                                                                                 Marcelo Alves

Marcelo AlvesO que você faz fora andar de skate?
Eu trampo de currier, de moto, entrego uns docs, mas não tipo moto boy que roda para qualquer lugar, mas em uma região certa ,e tambem.sempre estou filmando, fazendo fotos, e faço academia umas 2 vezes na semana.

Então você já desenrolou alguns picos de skate fazendo esses trampos
Vários, sempre vejo.

Mas já conseguiu ir ou indicar para alguém ir aos picos que você encontra.
Sim já, aquele da foto foi trampando que vi os do degrau do flip.

Certo, mudando um pouco de assunto, fale sobre o skate e a Cohab 1.
O skate aqui na COHAB sempre esteve bem forte, vários caras bons saíram daqui, tipo Marcelo, Poy, Lécio Neguinho, Marcelo Peru, Marcelo Akasawa, Marcelo Spanto, eu, Bruno zoio... E nos picos aqui na COHAB 1, sempre colava muita gente pra andar, Leônidas, Toiço, Willian Tadeu e cada época tinha um pico diferente pra andar, sempre muita gente. Ah! Lembrando mais os caras das antigas, também tinham o Bob, Bode, Jumelo, Bananinha, o Binho e o Cabeção,o engraçado que já esteve aqui na quadras da COHAB 1 , pessoas do Brasil todo e até uns gringos, tipo, lembro que já vieram vários pra ficar no Lécio Neguinho.

 Pista Cohab 1, Marcelo Alves

 Pista Cohab 1Então, e a idéia de lançar o vídeo da COhab 1 partiu de quem, qual é a intenção do vídeo?
Tudo começou de brincadeira, fazer um promo pro youtube, ai o Willian Tadeu que tem parte no vídeo comprou uma fita e me deu, ai comecei a filmar, quando fui ver tinha bastante imagem dele e de vários caras, ai pensei, vamos fazer um vídeo, pois eu e o Bruno tínhamos imagens em VHS meio antigas, pensamos, vamos montar um documentário. Ai começamos a nos reunir e pensar sobre a montagem do vídeo, só que tinha um problema rsrsrs, o computador do Bruno zoio não tem placa de captura, ai fui filmando e capturava as imagens com o Tulio Tocha e com o Sobral, gravava em CDS e abria no PC pra editar, muito foda! Ai também pensei uma coisa, queria fazer esse vídeo para mostrar um pouco da historia da COHAB 1, e também para que qualquer pivete daqui, que assistir goste e se inspire pra andar, porque lembro que eu quando pequeno assisti o primeiro filme de skate na casa de um cara com mais uns 10 moleques, o filme era o Animal Chin, depois que assisti fiquei ainda mais empolgado.

Passaram quanto tempo idealizando até ficar pronto?
Acho que uns oito ou nove meses, tipo fizemos o promo que ficou ruim de qualidade e tinha só 3 minutos, ai pensamos vamos fazer direito ,depois finalizamos.

                      Smith Grind em Recife Etapa Pro - foto Ivan Cruz

Smith Grind
E agora que saiu quais os planos, será distribuído?
A idéia é divulgar ao Maximo para mostrar que é possível todo mundo fazer vídeos mesmo sem grana. Já sobre distribuição, com o apoio que conseguimos fizemos umas 100 copias. No começo vendemos alguns a preço de custo pros skaters, R$ 5reais, só para fazer mais copias, mas distribuímos muitas copias também.

Vamos fazer mais uma cota e depois acho que vamos soltar na NET.

                       Frontside 50-50 em São Caetano 1997 - foto Mario Alves da Tribo Skate
Frontside 50-50 E os comentários sobre o vídeo, como está sendo a repercussão?
Todos estão gostando, porque em relação aos recursos, grana, as artes ficaram bem legais, está bem editado, e as partes estão boas tem manobras simples mais mostra bastante à galera da cohab1, mais os caras que sempre aparecem para andar aqui.

Certo, e os planos com o vídeo daqui pra frente, têm idéia de continuar a fazer o vídeo?
Não, a idéia principal é que o Brasil saiba um pouquinho do skate da cohab1, e saber que o lugar aqui é legal. Até tenho vontade de fazer outro vídeo, mas não sei qual, talvez da booerage, sei lá, mas é sei lá rsrs, mas sei que se for fazer um video gostaria de fazer estilo um filme com historia e colocar os skaterss para atuar , seria muito bom,,,,,,rsrsrsrs.

Ah! Isso muita gente quer saber, o que é essa Booerage?
Rsrsrs! A Booerage é uma crew, tipo vem de buero, zueira que agora ficou bem divulgada, ao invés de bueragem é boo de assustar, erage, buerage de buero rsrsrs. Por causa dos churras na casa do Spaw e do Sunab, cerva, churras, muito rango pesado e skate rsrsrs.Toda vez que estava no centro o Tiago Garcia, falava pra mim e pro Lucinedio irmão do Léo mendes, lá vão os buero enche a pança, ai pegou, entende, ai virou crew. O Qix Pro Contest é booerage total, e toma açaí come fruta, come churras, ai toma breja entendeu rsrsrs.

Mas a idéia da Crew vai virar ou já virou marca, e quem é a Booerage?
Se vai virar marca ou não,. eu não sei, a booerage é composta por rsrs. EU , Hiroshi, Sunab, Wilson Duda, Lucinedio, Spaw, Borela e introduzindo Humberto Beto, rsrsrs. Ah! E a Christie Aleixo.

Uma das minhas fotos favoritas: Half Cab Frontside Hell Flip
TRIBO SKATE EDIÇÃO 104, [FOTOSSÍNTESE] Fotografo Otavio Neto
FOTOSSiNTESECerto, irmão tem algum assunto que a gente não comentou aqui que você queria falar.
Acho que não.

Então é isso, deixe seus agradecimentos.
Ah! Espere, queria falar dos meus filmes de skate favoritos rsrsrs.

Diz heheh!
Todos da Transworld, Plan-b,FLIP, documentário do Hosoi e do Bob, Dog Tonw, Silly Society, Dirty Money, VIDEO FOBIA DO TUCA... AH e o COHAB1 . RSRSRS.

Bons vídeos mesmo! Agora deixe seus agradecimentos...
A DEUS, a minha família meus pais, meus amigos Marcos hiroshi,Humberto Beto, Bruno Zoio, booerage toda, Lécio neguinho, Marcelo Peru, Rodrigo Feitosa, ypslon, toição ,a toda galera que anda de skate da COHAB 1 , Morcegão, André Hiena, Cris fernandes. , , Cecilberg, negretti,João jonh, aos fotógrafos Férrer , Fabio Castilho, Lokinho, Ivan cruz e um especial a minha namorada DJ Lika marques, a todas as empresas e midias que acreditam e investem no skate positivamente, e ao Rangel e o Uriel do site sk8 pela oportunidade, ao Detefon pelo otimo trabalho e a todas as pessoas e marcas que contribuíram com meu skate, e desculpa se esqueci alguém.ah e a todas as pessoas que gostam e curtem skate....abraço..

Um recado...
Ande de skate , seja você , procure inspiração, mas use sua personalidade, e seja feliz, ah e tente fazer varias coisas, porque da pra fazer muita coisa alem de andar, que também possa ajudar no seu skate . Tipo, trampar, estudar, tente conciliar tudo, vale a pena, viver, intensamente, paz. e vida..

Parte do Marcelo Alves no video de skate da Cohab 1

Compartilhar no Orkut
---------------------------------------------------------------------------------------------- Existem 9 comentários até o momento, clique aqui e comente também.

----------------------------------------------------------------------------------------------
 

Confira Sk8

22/10/2012
Carlos Ribeiro dos Estados Unidos para a China
16/8/2012
Giullian visando novas técnicas e oportunidade de profissionalização no skate
14/8/2012
Kelvin Hoefler é Bi Campeão Mundial
7/8/2012
Converse Relógios patrocina Biano Bianchin
7/8/2012
Rodney Mullen - Como contexto, o conteúdo Formas
28/4/2012
Vinicius Amorin no time da Adio
8/12/2011
Carpe Urbem focando Thiago Nogueira
13/11/2011
Promo Igor Morozini 2011 + entrevista
10/11/2011
O skatista da Baixada Santista, Igor Araújo
2/11/2011
Fabio Sleiman em Front Side Tail Grab

...Ver todos

Anuncio Sk8 Anuncio Skateboarding
Destaque Sk8 :: World Skate ::
Manobras :: Meninas ::
Meninos :: Links ::
Pistas :: SkateBoarding ::
Eventos :: Wallpapers ::
Sons :: Culturas ::
Partes do Sk8 :: Modalidades ::
Dicionário :: Contato ::
Opinião Profissional :: Vídeos ::
Freestyle :: Longboard ::
Vertical :: Downhill ::
Escolas de Sk8 :: Recordes ::
Revirando HD :: Fotógrafos ::
Campeonatos ::
Qual o seu propósito no skate?
Diversão
Profissionalizar
Mudar o mercado
Sem destino
Influenciar
[ Votar ] [ Resultado ]
[ Ver enquetes passadas ]

© 2000/2010 Sk8.com.br - Todos os direitos reservados - In God We Trust - Home / Skate Notícias / Produtora
Os artigos e comentários são propriedade de quem os escreveu. Nós não nos responsabilizamos por seu conteúdo.
"Evite o desperdício: antes de imprimir pense na sua responsabilidade com o meio ambiente"